sábado, 21 de janeiro de 2012

O que é Lolita

Lolita é um estilo de rua que surgiu em Harajuku, no Japão, em meados dos anos 70. Nessa época, a cultura americana estava invadindo o país, e os seriados e filmes de lá vindos mostravam uma imagem sensualizada das mulheres, dizem que foi aí que surgiram as Lolitas, tentando passar uma imagem oposta a essa, se arrumando para si mesmas e não para os homens, procurando ficar bonita e fofa em vez de sexy. Na minha humilde opinião, não tem nada de desejável em uma garota usando meias, sapatos Mary Jane, vestidos tampados, saias volumosas e bloomers, não é?

Todos provavelmente já ouviram falar do livro Lolita, do escritor russo Vladimir Nabokov. Depois do lançamento do livro, surgiu a imagem da garotinha sexy. Ao contrário do que muitos pensam, a Lolita do Nabokov não tem absolutamente nada a ver com as Lolitas japonesas. Não se sabe qual o motivo do estilo se chamar Lolita, dizem as más línguas que isso é culpa dos jornalistas e caçadores de moda, outros ainda dizem que as meninas apenas acharam fofa a pronúncia da palavra (na mania de extrangeirismos dos japoneses) e acabaram adotando o nome, em uma época em que o mundo ainda não era tão globalizado como hoje, e as pessoas do Japão provavelmente não faziam a menor ideia do que se tratava o livro do tal Nabokov.

Existem vários subestilos de Lolita: Sweet, Sweet OTT, Classical, Gothic, Hime, Wa, Qi , Pirate, Casual, Kuro, Shiro, e ainda alguns outros que não são conhecidos no ocidente, mas que eu ainda estarei postando futuramente sobre eles com todas as informações que eu encontrar e puder disponibilizar a vocês. Minha intenção é fazer uma sequência de posts sobre as subdivisões, as regras(sim, elas existem, e são mais simples do que se pode imaginar), as verdades e os mitos, e o que mais eu conseguir. O pior é que eu fui deixar pra começar esses posts bem no final das minhas férias ¬¬'. Haja burrice.

Até a próxima!
Usagi

Nenhum comentário:

Postar um comentário